Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

NOTA – suspensão das aulas

Em reunião geral realizada nesta quarta-feira, a maioria dos servidores do câmpus votou por adesão a paralisação das atividades de 24 a 28/10, acompanhando deliberação da Assembleia Geral do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica e Profissional – Seção IFSul.Tendo em vista a ocupação do câmpus Charqueadas, ficam as aulas suspensas a partir de 17/10/2016.

As razões de tais movimentos são a conjuntura atual, principalmente a mobilização contra a PEC 241/2016.

A data de retorno das aulas será informada.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

O Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Charqueadas, sempre primou por oferecer ensino de qualidade, capaz de contribuir para a formação integral dos estudantes, com sólido conhecimento teórico e com capacidade crítica. Por este motivo, vem a público manifestar que:

O movimento estudantil que vem acontecendo nos últimos dias para protestar contra a PEC241 e MP746, é uma decisão dos estudantes. A Instituição não repreende esse tipo de manifestação, inclusive por acreditar que faz parte da constituição dos sujeitos. Todavia, não se envolveu solicitando, ou mesmo obrigando ou coagindo estudantes a participar do movimento.

Compreendemos que o movimento é legitimo. O pacote de medidas anunciadas interfere de modo drástico nas Instituições de Ensino. O congelamento de um orçamento por um período muito longo irá comprometer o funcionamento e a manutenção das atividades essenciais do Câmpus.

Os estudantes, principalmente por meio de suas lideranças, organizaram todo o movimento, que é em defesa da Educação - gratuita e de qualidade - e não contra ou a favor de partidos políticos ou pessoas.

Desde a semana passada tem ocorrido caminhadas pela cidade e visitas a outras escolas, sempre com acompanhamento de professores, tendo como objetivo resguardar a segurança dos alunos.

Na noite da última quinta-feira um grupo de estudantes ocuparam o espaço de convivência, o auditório do campus e algumas salas, sendo as aulas remanejadas para outros ambientes. Os próprios estudantes organizaram comissões, sendo uma de segurança e cuidados com o patrimônio, outra de limpeza dos espaços, bem como alimentação, informação, imprensa e relações externas. Entre as ações destas comissões estão à obrigatoriedade de autorização dos pais, para o caso de alunos menores participarem do movimento, assim como a observação quanto aos regimentos internos da instituição.

Durante a manifestação estarão acontecendo, por solicitação do movimento estudantil, momentos culturais com palestras e projeções de filmes. Para isso, solicitaram a colaboração de alguns professores, com conhecimento teórico na área, no sentido de discutir as temáticas trazidas pelo movimento.

Por fim, cabe informar que os servidores têm participado de momentos de debates acerca da PEC241, PLP257 e MP746, considerando os impactos institucionais que tais temáticas podem determinar no futuro da educação profissional pública, promovida pelo Instituto.

 

 

Vestibular de Verão 2017

Aberto o período de pré-inscrições!

Maiores informações Clique Aqui.

Imagem

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem