Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Datas de Pré-inscrição e Confirmação prorrogadas

Imagem

 

Câmpus Charqueadas na Mostratec

De 24/10 a 28/10 o câmpus Charqueadas foi representando por oito projetos de nossos estudantes na Mostratec.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo. A feira, considerada a maior do gênero na América Latina, recebeu jovens pesquisadores de 21 países. Dos oito projetos participantes do câmpus, sete foram credenciados através da X Mocitec que ocorreu em agosto deste ano e um pela IFCITEC do IFRS. A participação de nossos alunos é motivo de grande orgulho, e para ficarmos ainda mais felizes eles voltaram da feira com vários prêmios e credenciamento para feiras internacionais.

Parabéns aos estudantes que tão bem representaram o nosso IFSul!

Projetos premiados:

INCUBAÇÃO NA ULBRATECH - SmartLeg - Prótese Transfemoral Inteligente II 
PRÉ-INCUBAÇÃO ULBRATECH - E.R.V.A. - Ensino com Realidade Virtual e Aumentada 
PRÊMIO INTEL DE INOVAÇÃO – TABLET EDUCACIONAL PARA AS PESQUISADORAS DESTAQUE FEMININA DA MOSTRATEC - Gabriela Hahn Francisco

PROJETO CREDENCIADO PARA PARTICIPAR DA INFOMATRIX – LATINO AMÉRICA – MÉXICO 256 SmartLeg - Prótese Transfemoral Inteligente II

PRÊMIO DE INCENTIVO À PESQUISA EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CARLOS ARMANDO KOCH DA PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO QUE CUSTEARÁ PASSAGEM PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA NACIONAL DA ARGENTINA - A repercussão da deportação de Olga Benário na grande imprensa brasileira – RS

4° Lugar - GERENCIAMENTO DO MEIO AMBIENTE SSA II - Seguidor Solar Automatizado II

3° Lugar - ENGENHARIA ELETRÔNICA - SmartLeg - Prótese Transfemoral Inteligente II

3° lugar - ENGENHARIA DE MATERIAIS - DRONE AUXILIAR DE RESGATE

1° Lugar - CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPORTAMENTO E ARTE - A repercussão da deportação de Olga Benário na grande imprensa brasileira

Imagem

 

Nota de esclarecimento sobre ocupação da Reitoria e de quatro câmpus do IFSul

Além da sede da instituição, os câmpus Charqueadas, Camaquã, Bagé e Sapucaia do Sul também estão ocupados

A fim de atualizar toda a sua comunidade dos últimos acontecimentos, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) vem a público informar a situação das ocupações estudantis em suas unidades. A iniciativa dos alunos, que atualmente acontece nos câmpus Bagé, Camaquã, Charqueadas e Sapucaia do Sul, passa, a partir desta segunda-feira (31), a incluir a Reitoria da instituição.

Isso porque, após a desocupação do câmpus Pelotas, estudantes da unidade dirigiram-se à Reitoria do IFSul, também em Pelotas, para continuar a ocupação na sede administrativa do instituto. O anúncio foi feito pelos próprios estudantes durante a reunião do Conselho Superior do IFSul na tarde do mesmo dia.

Com a ocupação da Reitoria e dos demais câmpus, o instituto reafirma a sua postura de diálogo e proximidade com os estudantes, a fim de realizar as negociações da melhor forma possível, priorizando a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos, bem como o bom uso do espaço público. Entre os principais objetivos das negociações realizadas com estudantes está a manutenção dos serviços essenciais do IFSul durante o período de ocupação para reduzir os impactos pedagógicos e administrativos da ação.

Além disso, assim como já vem ocorrendo, o instituto seguirá em conversa com os estudantes na tentativa de liberar o acesso a locais ocupados. Para isso, as ações do IFSul nas negociações serão pautadas pelo respeito mútuo e pela busca da solução que melhor atenda aos anseios de todos os membros da sua comunidade.

Pauta das ocupações

A iniciativa de ocupação discente nos câmpus e na Reitoria do IFSul segue um movimento que se dá em escala nacional em outras instituições públicas de ensino em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 (atualmente PEC 55 no Senado Federal) e a Medida Provisória 746. A mobilização, organizada pelos próprios alunos, vai contra o pacote de medidas anunciadas.

O que é a PEC 55:

Pretende instituir um novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, que vigorará por 20 anos, existindo limites individualizados para as despesas primárias de cada um dos três Poderes, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União.

E a MP 746:

Irá instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências.

O que é a PEC 55:

Pretende instituir um novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, que vigorará por 20 anos, existindo limites individualizados para as despesas primárias de cada um dos três Poderes, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União.
 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem