Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Suplentes no Curso de Libras

Informamos que devido à desistência de 4 inscritos no Curso de Libras Módulo Básico, estamos chamando os quatro primeiros suplentes, conforme abaixo:

 

Juliane Borges Teixeira Jungbluth

Francieli Duarte Vieira Sartorio

Rejane Amaral Fagundes

Liane Maria Bonatto

Solicitamos aos candidatos acima, que compareçam já na próxima quarta dia 21/08, das 13h45min até às 16h45min. As aulas já tiveram início no dia 14/08.

 

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Abertura de Edital para docentes - Campus Charqueadas

Inscrições para CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O edital completo está disponível no link

http://concursos.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=318&Itemid=7

Vagas para a cidade de Charqueadas:


Informação e Comunicação

Curso Superior em Ciência da Computação; Curso Superior em Sistemas da Computação; Curso Superior em Sistemas da Informação; Curso Superior em Análise de Sistemas; Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Curso Superior em Engenharia da Computação; Curso Superior de Tecnologia da Informação; Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação; Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados; Curso Superior de Tecnologia da Gestão da Tecnologia da Informação; Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais; Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores; Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Vagas: 03

 

Letras

Licenciatura em Letras com habilitação Português / Inglês / Literaturas; Bacharelado em Letras com habilitação Português / Inglês / Literaturas com Formação Pedagógica.

Vagas: 01

 

Matemática

Licenciatura em Matemática; Bacharelado em Matemática com Formação Pedagógica.

Vagas: 01


Período de inscrições: das 08h do dia 18/08/2013 às 23h59min do dia 08/09/2013.

Forma: Exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://concursos.ifsul.edu.br/

 

Manifesto: Reitores reafirmam o papel dos institutos federais

Se existe uma configuração de instituição que dialoga com a diversidade do povo brasileiro, esta se revela nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criadas pela Lei no 11.892/2008.

Dotados de uma autonomia pedagógica e de gestão, essas instituições ofertam cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica. Sem perder a sua identidade de formar jovens e adultos para o mundo do trabalho, os Institutos Federais, difundidos e enraizados por todo o território nacional, se firmam no (com) passo da sociedade brasileira, a partir de um projeto de Nação.

Atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica é o que fundamenta essas instituições e abre horizontes para proposições também inovadoras - diversidade esta que traz o sentido da democratização do acesso ao conhecimento cada vez mais aprofundado, para que a educação profissional e tecnológica alcance níveis elevados de formação, “sem fronteiras”, incluindo a pós-graduação stricto sensu, a pesquisa, a inovação e a extensão.

Os Institutos Federais não podem ser identificados como “mini-universidades”, conforme declaração do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Essa comparação reducionista, preconceituosa e elitista nega o verdadeiro sentido do trabalho dessas instituições que existem e se institucionalizam pelo compromisso de fazer educação para a sociedade. Se houvesse busca por semelhanças, estaria na tradução de uma Universidade do Trabalhador.

Os Institutos Federais reservam para si a liberdade de defender uma concepção de educação profissional e tecnológica e, em nome dessa, possibilitar percursos diversos de formação para que contingentes populacionais cada vez maiores tenham acesso ao conhecimento e ao trabalho, a fim de desenvolver mecanismos que possam mudar a fria realidade que aflige a população brasileira. Sendo assim, é lamentável que uma autoridade que tem como missão dirigir uma instituição da importância da Capes desrespeite a história e a trajetória centenária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e não reconheça as prerrogativas legais dos Institutos Federais.

O Brasil vive a expectativa de tornar-se uma das economias mais importantes do planeta, entretanto o cenário educacional não responde de maneira satisfatória a este desafio. É necessário alcançar outros patamares no nível de produção do conhecimento e da inovação. As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica sinalizam a necessidade de uma mudança possível no campo da educação, no compromisso de garantia de direitos a tantos jovens e adultos, e, antes de tudo, a setores sociais historicamente alijados do processo de desenvolvimento – sem discriminações e “sem fronteiras”.

Esta é a real tradução dos Institutos Federais, que nasceram identificados com um território e, ousadamente, se colocam na dianteira das Políticas Educacionais em uma perspectiva ampla e socialmente engajada, comprometida com as pessoas, com as vozes da juventude e dos trabalhadores, onde quer que eles estejam, de norte a sul do país. Este é um compromisso vocacionado para legitimar a natureza pública da Educação Profissional e Tecnológica.

Manifesto aprovado na 35ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em agosto de 2013.

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem