Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Vestibular IFSul 2020

Imagem

http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-de-verao-2020

 

SETEMBRO AMARELO IFSUL-CHARQUEADAS

 

Saúde mental é um tema amplo que depende de inúmeros fatores, incluindo igualdade social, respeito pelas diferenças e oportunidade para todos. Neste sentido, não está circunscrita a uma mês, ano e tampouco a uma cor na infinidade de tantas cores possíveis, mas aproveitamos a campanha do Setembro Amarelo para reforçar com a comunidade do Câmpus a importância do estabelecimento de redes de apoio, de compartilhar pensamentos e sentimentos, de valorizar a vida do jeito que ela pode ser e procurar ajuda sempre que for necessário. Foram espalhados cartazes pelo Câmpus passando pela recepção e assistência estudantil e no bloco 17, foi disponibilizado o Mural de apoio mútuo, no qual os alunos tiveram a liberdade de escrever e desenhar nos papéis coloridos à disposição deles. O trabalho foi pensado e confeccionado a muitas mãos sendo construído pelas servidoras Milene Petracco (Psicóloga), Denise Cernicchiaro (Serviço Social), Claudia Abreu (Orientação Educacional) e pela estagiária de Psicologia Andrea Viana. Pedimos a todos que auxiliem na divulgação das mensagens através das redes sociais enfatizando o uso das hashtags:

#falaréamelhorsaída       #falaréomelhorremédio    #falaréamelhorsolução

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

 

Convite para Mostra Fotoetnográfica de 22 a 30 de agosto

 

A exposição dos textos visuais é resultado de parte da pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) desenvolvido pelo mestrando Cristiano Soares Vianna junto a turma de informática do câmpus, sob orientação da professora Daniela Medeiros de Azevedo Prates.

A pesquisa propôs o deslocamento da Fotoetnografia, área de pesquisa da Antropologia Visual, para a área de Ensino, utilizando essa ferramenta como uma possibilidade pedagógica. 
A utilização se deu a partir do entendimento do que é Fotoetnografia por parte dos jovens-alunos, depois disso buscou-se desenvolver textos visuais produzidos pelos próprios estudantes retratando como eles vivem a juventude a partir do seu próprio olhar.
A exposição retrata as condições desiguais de se viver (ou não) a juventude a partir da ótica dos próprios jovens-alunos demonstrando a pluralidade que existe nessa categoria e fazendo uma leitura visual das juventudes.
Um dos resultados dessa pesquisa foi a organização da exposição tornando público os textos visuais da turma para a comunidade escolar, possibilitando a divulgação dos seus trabalhos e problematizando as condições em que se vive a juventude.
A Fotoetnografia propõem uma linguagem visual, sem nenhum texto escrito ou legenda junto as imagens, retratando uma história. 
Os textos visuais estão organizados dessa forma, cada texto tem o intuito de contar uma história. São oito (8) fotos para cada autor que buscam contar a história de como cada um vive a juventude, após o texto visual tem um texto escrito que o complementa.

Esperamos que apreciem a potência das narrativas visuais de nossos alunos!

 

Imagem

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem