Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Introdução à Língua e à Cultura Latina Clássica

Inscrições até 19/03, no link.

Imagem

 

Edital Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Contemporaneidade

Já está disponível o edital do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Contemporaneidade, para o ano letivo de 2020, no Câmpus Charqueadas. As inscrições acontecerão de 11/02 a 28/02 .Acesse o link do edital 02/2020.

 

Curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSUL Charqueadas é aprovado pelo MEC

Imagem

"A avaliação in loco do Curso Superior em Engenharia de Controle e Automação ocorreu nos dias 08 a 11 de Dezembro de 2019, e o curso obteve indicador contínuo de 3,49 pontos, com arredondamento para conceito 3, tendo sido aprovado e assim, obteve o Reconhecimento do Curso pelo MEC. Os alunos e servidores da instituição comemoraram o feito na dia 08/01/2020, estendendo uma faixa com o conceito obtido durante o evento Destaques IFSUL 2019.

O processo de avaliação de cursos superiores pelo MEC ocorre em 3 fases principais, das quais, uma é o Ato Autorizativo, que ocorre quando é apresentada uma proposta de criação de curso. O Curso Superior em Engenharia de Controle e Automação (CSECA) foi implantando no Instituto Federal Sul-riograndense Campus Charqueadas em 2015, com ato autorizativo institucional próprio, o que ocorre sem a necessidade da presença do MEC por tratar-se de Instituição Pública.

Após 5 semestres de curso em operação, foi encaminhada documentação específica ao MEC solicitando o encaminhamento da segunda fase da avaliação, denominada Reconhecimento do Curso, que tem por padrão ocorrer próximo ao final do primeiro ciclo completo (10 semestres, neste caso). Esta fase subdivide-se em 3 subetapas, das quais duas subetapas consistem da emissão de documentações no site de regulamentação do MEC (e-MEC), e a terceira subetapa se trata da visita in loco (visita no local da curso) de avaliadores indicados pelo MEC para verificar a consistência das informações apresentadas e encaminhar uma nota de avaliação ao curso. Dentro de uma faixa de conceitos de avaliação de 1 a 5, o conceito 1 indica qualidade insuficiente para prosseguimento das atividades do curso, 3 é o conceito mínimo para aprovação, e 5 representa o melhor nível de excelência, e o indicador contínuo (número decimal) é arredondado para um dos conceitos como um número inteiro, dentro da respectiva faixa. Com base neste conceito e a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), será divulgado durante este ano o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que se trata de um conceito geral da avaliação do curso.

Por fim, a terceira fase é o processo de Renovação deste reconhecimento que deve ocorrer a cada 3 anos, com nova avaliação pelo MEC, consistindo das mesmas sub-etapas do Reconhecimento do Curso."

 

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem