Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Asfaltamento da rua do Câmpus

Servidores e alunos do IFSul comemoram o início das obras de asfaltamento da Rua General Balbão, que tiveram inicio na semana passada.

Esta é uma reivindicação antiga da comunidade do câmpus Charqueadas, que hoje temos o privilégio de ver se concretizar.

Agradecemos a equipe da Prefeitura Municipal, que em visita ao câmpus no ano passado, expuseram o projeto da obra, e receberam muito bem as nossas necessidades, principalmente a inclusão de uma calçada e de um estacionamento oblíquo com capacidade para 52 vagas, beneficiando servidores, alunos e visitantes. Destacamos a parceria do IFSul e da Prefeitura, cujas ações conjuntas tem o mesmo objetivo: atender a comunidade da melhor forma possível.

Imagem

 

Dirigentes do IFSul participam de seminário sobre gestão de educação profissional nos EUA

Durante a primeira semana de abril, ocorre, na Alamo Colleges, em San Antonio, Texas (EUA), um seminário de gestão da educação profissional especialmente organizado para os gestores do IFSul.

Essa ação tem como objetivo oferecer aos pró-reitores e diretores-gerais do instituto uma oportunidade de conhecer as boas práticas de gestão da educação profissional em uma instituição de ensino em um outro país que também possui desafios nas áreas de permanência e êxito dos alunos; inclusão social, relações com o mundo do trabalho e parcerias estratégicas com a indústria local. A Alamo Colleges é conhecida nos Estados Unidos pela excelência nessas áreas.

Esse é o segundo seminário internacional que o IFSul proporciona aos seus gestores na Alamo Colleges. O primeiro foi realizado em 2010. Outros seminários com a presença de gestores da Alamo no IFSul já ocorreram nas cidades de Pelotas, Charqueadas e Sapucaia do Sul.

A parceria Alamo Colleges/IFSul teve início em 2008 através de uma iniciativa do governo federal e do governo norte-americano, propondo um estudo comparativo da educação profissional nos dois países. A partir dessa ação, definiram-se parceiros de trabalho para realizar intercâmbio de boas práticas em áreas estratégicas para as instituições. O IFSul coordena os trabalhos para a região Sul do Brasil com a Alamo desde então.

De acordo com o reitor Marcelo Bender, esse projeto é parte do plano de internacionalização do IFSul, indo ao encontro da busca de estratégias para trabalhar com os desafios da educação profissional nos diversos países.

 

Projeto AnLibras do Câmpus Charqueadas é premiado na FEBRACE 2014

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano é realizada na Universidade de São Paulo. A feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Desde 2003, a feira tem descoberto novos talentos e gerado muitas oportunidades aos participantes.

Na última semana, entre os dias 18 e 21 de março, aconteceu mais uma edição da FEBRACE, com cerca de 300 projetos finalistas, por mais um ano a FEBRACE foi um grande sucesso de público, onde jovens cientistas de todas as regiões do país participaram e trocaram suas experiências durante toda a semana sobre projetos de todas as áreas do conhecimento. A Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (ABRIC) também esteve presente na feira, com uma equipe de 8 avaliadores, de diversas áreas e regiões do país.

Nesta edição, a ABRIC premiou um projeto de cada uma das grandes áreas com o Prêmio ABRIC de Excelência em Iniciação Científica. O projeto AnLibras - Aplicativo para sistema Android tradutor para língua brasileira de sinais do IFSul Câmpus Charqueadas foi premiado na área Ciências Exatas e da Terra.

 

O projeto:


AnLibras – aplicativo para sistema android tradutor para língua brasileira de sinais

O projeto AnLibras, tem como principio a tecnologia assistiva. O aplicativo facilita a comunicação pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), principalmente para quem não a conhece.  Criado pelas alunas Marilia Rosa e Ludiemili Ferreira, e sob orientação do professor Ulisses Brisolara, o aplicativo por meio do comando de voz traduz para libras palavras do português.

 

Imagem

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem