Indígenas Pecuruty na VI Mocitec
Difícil descrever esta arte advinda do povo guarani, visto que em muitas línguas indígenas nem há palavra de referência para a mesma.
Há muitos anos as obras indígenas têm impactado a sensibilidade e a curiosidade do “homem branco” e para muitos é vista como artesanato, e tal perspectiva desconsidera que esta manifestação está muito além disso.
A produção está na forma da singularidade e da ligação com a natureza para que se possa manipular pigmentos, fibras, tronco de árvores, pedras e outros materiais.
A arte não tem categoria, ela é a vida, está na dança, na vestimenta, na pintura, na música, nos artefatos, na expressão, na respiração.
Presentes NA VI MOCITEC, a aldeia Pecuruty, nos ensinou no segundo dia do evento, através de sua belíssima apresentação de seu canto e dança, o respeito entre os povos, uma forma de sentir, compreender e refletir a ordem social e cosmológica.
O NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, do campus Charqueadas, que tem por objetivo desenvolver ações referentes à temática das relações étnico-raciais, articulando ações e pesquisas, ensino e extensão, oportunizou a todos os participantes da VI MOCITEC uma aproximação e integração do povo indígena ao povo do “homem branco”.
NEABI – campus Charqueadas
VI Mocitec premia 27 projetosEncerrou na última sexta-feira, 31, a VI edição da Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec) do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Charqueadas. O evento reuniu 134 projetos de pesquisa e contou com a participação de 13 cidades e 26 instituições de ensino. Durante a cerimônia de encerramento e premiação, após o show da banda C922, houve a entrega de medalhas aos alunos, troféus para as escolas vencedoras de cada categoria e entrega dos prêmios oferecidos pelas empresas amigas do jovem cientista. Além do campus Charqueadas, participaram também alunos dos campi de Camaquã, Venâncio Aires e Bagé.
Vencedores por categorias: Prêmio Popular (Shopping Solar) Menção Honrosa (Grêmio Estudantil) Categoria Ensino Fundamental (Prêmio CNA) 1º Lugar: Energia eólica 2º Lugar: Sintonia Ambiental 3º Lugar: Maquete evidenciando uma cidade sustentável 4º Lugar: Confecção de produtos de limpeza e higiene ecologicamente corretos 5º Lugar: Microcristais 6º Lugar: Explorando o microuniverso das águas do Arroio Passo do Leão e proximidades na Vila Limeira 7º Lugar: Reserva biológica Ademir Scarpatti Capão da Roça 8º Lugar: Ecovídeos, outra forma de percepção do ambiente 9º Lugar: Cores Ocultas 10º Lugar: Poluição Sonora e seus efeitos Categoria Ciências Exatas (Prêmio Tractebel) 1º Lugar: Alho amuleto da saúde
2º Lugar: O uso dos agrotóxicos versus deficiência mental 3º Lugar: Buracos de minhoca, o futuro da humanidade depende deles Categoria Ciências Humanas, Comportamento e Artes (Prêmio CDL) 1º Lugar: Fala-Libras 2º Lugar: IFSul Campus Charqueadas: Investigando suas origens 3º Lugar: Charqueadas; Filosofia e a indústria cultural Categoria Engenharia (Prêmio Riwa e As Engenharias) 1º Lugar: Charqueadas: Reconhecedor de cor com tecnologia RGB no auxilio dos deficientes visuais 2º Lugar: Charqueadas; IFDRIVER sistema mecatrônico de adaptação veicular de baixo custo para pessoas com mobilidade reduzida 3º Lugar: Charqueadas; Plataforma didática de eletroeletrônica Categoria Informática (Prêmio Copelmi) 1º Lugar: TeclaWare Teclado com editor de textos adaptado para fomentar ao deficiente visual o aprendizado de braile e acessibilidade à informática 2º Lugar: Sistema acadêmico de história 3º Lugar: SATA Sistema de alarme via twitter com arduino Categoria Meio-Ambiente (Prêmio Copelmi) 1º Lugar: Revitalização das margens do rio Jacuí 2º Lugar: LS1 Lixeira Seletiva 3º Lugar: Projeto cidade sustentável Palestra com a professora Tânia Marques marca o segundo dia da VI MocitecFoi realizada na última quinta-feira, dia 30 de agosto, às 9 horas no Campus Charqueadas, durante a VI Mocitec uma palestra com a professora Tânia Marques, doutora em educação (UFRGS, 2005). Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Psicologa (UFRGS, 1983). Integrante do NEEGE. A palestra "Ser professor é ser pesquisador" foi realizada para os professores orientadores e acompanhantes dos alunos, mostrando que ao observar o comportamento dos filhos e alunos é possível refletir sobre a maneira de educá-los, tornando-se pesquisadores para criar novas ações educativas. |
Outras Notícias
- Evento África
- Atenção Estudantes da AE:
- Reativação dos Núcleos
- CAMPUS CHARQUEADAS ABRE INSCRIÇÕES PARA CESTAS DE ALIMENTOS
- Processo Seletivo - Inscrições Abertas!
- Mensagem importante da Denise, Assistente social:
- AVISO IMPORTANTE SOBRE CONFIRMAÇÃO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
- Inscrições abertas para o Seminário Internacional “Patrimônio Histórico e Ambiental: Potencialidades Turísticas”
- IFSul e Sebrae realizam oficina online
- Semana do Meio Ambiente no IFSul contará com campanha virtual sobre sustentabilidade
- Abertas as inscrições para o IX Colóquio Nacional de Direitos Humanos
- IFSul lança campanha institucional “IFSul livre de assédio”
- 1º Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica chega ao fim com sucesso de participação
- Convidamos a todes* para a 3ª Semana LGBTQIA+ do IFSul Charqueadas. Mas pera aí... em 2021, essa semana vai durar o mês inteiro!
- Aviso aos estudantes que recebem benefício da Assistência Estudantil: