Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Profuncionário do IFSul forma suas primeiras turmas

ImagemO Profuncionário do IFSul deu início, na última sexta-feira (13), a uma série de formaturas de suas primeiras turmas dos cursos técnicos - modalidade subsequente -  em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar.

Ao todo são 14 polos formando funcionários de escolas da rede pública municipal e estadual nessas quatro frentes de atuação, possibilitando-lhes a qualificação e valorização como profissionais da educação.  O programa teve início no IFSul em 2012 e contempla cerca de 1.200 funcionários de escolas públicas de várias cidades do Rio Grande do Sul.

O polo de Encruzilhada do Sul, povo avançado do câmpus Charqueadas, foi o primeiro a realizar a solenidade de formatura, na sexta-feira, e contou com a presença da diretora-geral do câmpus, Luciana Neves Loponte e do professor Sandro Barros, Coordenador do programa Profuncionário dos Polos Charqueadas e Encruzilhada do Sul.

como representantes do instituto, Luciana Roso de Arrial e Ricardo Monte Martins, coordenadores dos cursos de infraestrutura escolar e alimentação escolar, respectivamente.

Segundo a coordenadora-geral do programa no IFSul, Alexandra Garcia Mascarenhas,  a qualificação profissional,  por intermédio dos cursos do Profuncionário, proporciona a valorização dos funcionários  como educadores. "Isso repercute nas suas atuações dentro das escolas e nos avanços com relação aos direitos à profissionalização", avalia.

 

O programa

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação (MEC), de abrangência nacional, que proporciona formação a funcionários de escolas públicas. O objetivo é valorizar o trabalho de profissionais que atuam na área da educação, oferecendo cursos de formação técnica de nível médio nos Institutos Federais.

O IFSul, em parceria com a Setec/MEC e com financiamento da Rede e-Tec Brasil, está oferecendo sem custos para os servidores estaduais e municipais do RS, os seguintes cursos técnicos:  em alimentação escolar;  em infraestrutura escolar, em multimeios didáticos, em secretaria escolar.

Os cursos são executados na modalidade a distância, com transmissão ao vivo das aulas via satélite nos polos de apoio presencial. As aulas práticas ocorrem no polo de apoio presencial, bem como nas escolas públicas conveniadas e selecionadas para esse fim. Os alunos recebem material impresso gratuitamente e contam com o apoio de tutoria presencial e a distância, além de equipe de apoio com professores formadores e ambiente virtual de aprendizagem.

Apesar da flexibilidade de horário e local, as atividades acadêmicas previstas, tais como leituras, exercícios, pesquisas e tarefas diversas, requerem uma dedicação média do aluno de 20 horas semanais.

Dentro dessa carga horária, há um encontro semanal no polo de apoio presencial, em dia específico para as aulas transmitidas ao vivo via satélite.

 

Já está no ar o passeio virtual pelo câmpus Charqueadas

O projeto Câmpus Virtual foi desenvolvido pelas alunas Carolina Lopes da Silva, Luiza Pereira Cassep e Rutinéia Martins Freitas e apresentado na última MOCITEC em 2013.

O projeto foi idealizado durante uma prospecção realizada na escola Polivalente de São Jerônimo em 2012 e foi desenvolvido durante a disciplina de Elaboração de Projetos com os Professores Flávia Pereira Ferreira, Sandro José Ribeiro da Silva e Tiago Baptista Noronha, com contribuições do professor Sandro Barros.

O link do projeto encontra-se disponível no site câmpus Charqueadas, no item Institucional (campo superior esquerdo), entrando na aba Departamento de Administração e Últimas Notícias).

 

Segue o link do projeto:

http://campus.charqueadas.ifsul.edu.br/campusvirtual/

 

Ato público em comemoração aos 5 anos dos Institutos Federais

Fonte: Site do câmpus Santana do Livramento.


A Diretora-geral do câmpus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense, profª. Luciana Loponte e demais membros da Reitoria participaram dia 09 de junho, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, do ato público em comemoração aos 5 anos dos Institutos Federais. Houve um reconhecimento dos objetivos alcançados até então, e algumas reflexões para possíveis melhorias.

Imagem

O Professor Eliezer Pacheco, Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, reconhece a revolução do ensino técnico e profissional apresentada pelos Institutos, e afirma: "De todas as políticas públicas para a educação, destaco os Institutos que, em rede atendem mais de um milhão de alunos no país, democratizando o ensino profissionalizante".

A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também compareceu ao evento, e falou das mudanças constitucionais essenciais para a implantação do Prouni e Pronatec: "A sintonia do MEC com os educadores foi o que resultou na criação dos institutos e com isso se construiu uma nova perspectiva para a educação profissional".

Imagem

Os Institutos Federais, tem de forma justa, o reconhecimento pelo trabalho indispensável na formação dos cidadãos, ajudando a construir uma sociedade mais uniforme e preparada para o mercado de trabalho. Tornando o ensino técnico e profissional uma realidade acessível para a grande maioria, e não um privilégio para poucos.

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem