Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home

Direitos Humanos e Ações Inclusivas são temas de seminário no câmpus Charqueadas

Imagem

Acontecem, nesta quinta-feira (18), no câmpus Charqueadas, o 1º Seminário de Direitos Humanos e o 2º Seminário de Ações Inclusivas. É esperado um público de 200 pessoas no evento, entre docentes, técnico-administrativos, pais e alunos do IFSul, professores das redes estadual e municipal de ensino, além de servidores e alunos do IFRS e IF Farroupilha.

A expectativa da organização, de acordo com a chefe do Departamento de Apoio à Educação Inclusiva, Andreia Collares, é de que o evento promova um diálogo sobre direitos humanos, questões de gênero e diversidade sexual e étnico-racial, especialmente em suas relações com os processos educativos. Além das mesas-redondas, o evento propiciará o compartilhamento de experiências a partir do trabalho desenvolvido no IFSul pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED).

Os interessados ainda podem realizar suas inscrições para o evento pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , enviando nome, e-mail, telefone, instituição e se possui alguma deficiência. O solicitante receberá a confirmação da inscrição de acordo com a disponibilidade de vagas.

A promoção do evento é da Pró-reitoria de Extensão (Proex), através do Departamento de Apoio à Educação Inclusiva, e conta com o apoio do câmpus Charqueadas.

Confira a programação:

8h - Credenciamento

8h30min - Mesa de Abertura

9h - Mesa Redonda:

“Direitos Humanos e Educação”, Me. Maria do Rosário – Deputada Federal e Doutorando em Ciência Política da UFRGS;

"A transversalidade da deficiência na perspectiva dos direitos humanos", Antonio José Ferreira- Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República;

“Estabelecendo território e atores para a educação em direitos humanos no contexto escolar: alunos, professores e servidores”, Dr. Fernando Seffner - Doutor em Educação da UFRGS.

12h - Almoço

13h30min - Apresentação Cultural- EEEM Nossa Senhora Do Rosário - Santa Cruz do Sul & EMEF Pio XII - Charqueadas

14h - Mesa Redonda:

"Que a dor do outro nunca nos seja indiferente: uma reflexão sobre as relações étnico-raciais do Brasil", Me. Olga Maria Lima Pereira – Doutoranda em Relações Étnico Raciais da UCPel – Departamento de Apoio a Educação Inclusiva do IFSul/PROEX;

“As dificuldades e potencialidades para trabalhar com a cultura e história afro-brasileira e indígena no currículo formal e nas atividades extraclasse”, Prof. Me. Patrick M. Kovalscki – Responsável pelo Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do IFSul Câmpus Camaquã;

"Gênero e sexualidade: possibilidades dialógicas no IFSul Câmpus Bagé", Profª Drª Alissandra Hampel – Supervisora Escolar e responsável pelo NAPNE do Câmpus Bagé;

"Incluir o diferente ou excluir o igual?", Profº Esp. Iara Cecília Ribeiro – Orientadora Educacional do Câmpus Charqueadas;

15h30min - Intervalo Coffee

16h - Diálogos Inclusivos: “Apresentação das Ações Inclusivas do IFSul”

18h30min - Apresentação Cultural – Secretaria Municipal de Cultura de Charqueadas, Diego Gheller &Thaina Skierecz

19h - Mesa de Encerramento:

"Por uma escola inclusiva e para todos", Prof. Dra. Marilene Cardoso- Doutora em Educação Inclusiva da PUC/RS;

"O Perdão, a Promessa e os Direitos Humanos", Prof. Dr. Celso Rodrigues – Doutor em Direitos Humanos do Instituto de Porto Alegre (IPA) e Coordenador do projeto Direitos Humanos na prisão (IPA);

"Sistema Prisional e Direitos Humanos", Drª Christiane Freire - Doutora em Ciências Criminais da PUCRS e Assessora da Superintendência da Susepe

 

Câmpus Charqueadas completa oito anos

Imagem

O câmpus Charqueadas está em festa. E não somente o câmpus: o município está comemorando. É que há oito anos, no dia 11 de setembro, a escola abria suas portas para a comunidade trazendo boas novidades.

"A chegada do IFSul foi de extrema importância, pois o pessoal da região, até então, tinha de sair em busca de qualificação.  O IFSul mudou o cenário local, oportunizando o acesso de jovens e adultos a uma educação pública e de qualidade”, declara o servidor Marcelo Leão Bizarro, que trabalha no câmpus desde o seu início, em 2006.

“A cidade de Charqueadas não é mais a mesma depois da chegada do IFSul”, avalia o prefeito Davi Gilmar.

A diretora-geral do câmpus, Luciana Neves Loponte, confirma esse reconhecimento. "Temos recebido diversas manifestações neste sentido, nos últimos meses. Durante a realização da 8ª Mocitec, por exemplo, que ocorreu no final do mês de agosto, inúmeras foram as felicitações que recebemos de outras escolas, empresas e da comunidade da Região Carbonífera pelo evento promovido pelo câmpus”, conta.

Em quase uma década de serviços prestados à comunidade, Luciana destaca que uma das ações que mais orgulha o câmpus é o trabalho realizado com os alunos, num projeto de formação integral, que busca promover  a pesquisa e a extensão na escola, permitindo a ampliação do leque de formação dos discentes.

A diretora também chama a atenção para o relacionamento do câmpus com o mundo do trabalho: “Temos sido procurados por empresas que desejam estreitar a relação com o IFSul na perspectiva da formação de pessoas para atuarem em seus quadros profissionais”.

Luciana ainda observa a participação do câmpus em ações com a comunidade, em projetos de extensão, e a ativa participação no Arranjo Produtivo Local (APL), do Polo Naval do Jacuí, que também possibilitou uma maior integração com empresas da região, inclusive na abertura do 3º Workshop do Polo Naval do Jacuí, realizado no câmpus.

Comemorações

E para festejar tudo o que o câmpus representa, estão previstas várias atividades ao longo desta semana, envolvendo servidores e alunos.

Está programada uma palestra que os alunos do Grêmio Estudantil (GE-IF) estão organizando para abordar a importância da entidade.

Algumas turmas também estão preparando presentes de aniversário para o câmpus, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando algumas surpreenderam pela criatividade. “Uma delas enterrou uma cápsula do tempo e a outra fez um desenho de uma árvore; sendo que as folhas foram feitas com digitais de todos os alunos da turma”, relata Luciana.

No dia do aniversário (11), será servido bolo aos alunos e servidores nos três turnos. Durante a comemoração, haverá show de talentos dos estudantes. Está sendo organizada pelo GE, a apresentação de DJ e banda, das 10h45min às 12h15min e das 16h45min às 20h30min.

Encerrando a semana de comemoração de aniversário, no sábado (13), às 10h, ocorrerá a 1ª Rústica de aniversário do câmpus Charqueadas. A diretora destaca que todos estão convidados a participar.

 

Inscrições abertas para a 2ª RoboCharq

Estão abertas as inscrições para a 2ª RoboCharq. As inscrições serão realizadas pelo site:

http://campus.charqueadas.ifsul.edu.br/robocharq/robocharq2014/index.php

Imagem

 

Outras Notícias

    Atividades Pedagógicas Não Presenciais

    Imagem